Recomendações de cuidados para crianças e adolescentes com condições crônicas


Segundo o artigo: Recomendações para uma linha de cuidados para crianças e adolescentes com condições crônicas complexas de saúde publicado no site CSP (Caderno de Saúde Pública), as

“crianças e adolescentes hospitalizados com doenças cronicas complexas podem vir a permanecer dependentes de tecnologia e se tornar criticamente crônicos. Encontram-se não somente ocupando leitos de terapia intensiva, mas colocando desafios na transição dessas unidades para as enfermarias de pediatria geral, fundamentada em um imperativo de redução de custos e disponibilização de leitos intensivos. No cenário nacional, concordante com a transição epidemiológica em curso, essa realidade, ainda incipiente, se configura na interface entre a dependência prolongada de ventilação mecânica e a estabilidade clínica. No Brasil, tal grupo de crianças pode ser encontrado tanto nos ambientes de terapia intensiva como em enfermarias de pediatria geral adaptadas para recebê-las 14,15,16. Em outros países, uma parcela de tais pacientes estaria em ventilação domiciliar ou em unidades especializadas em desmame prolongado 17. Em um contexto de escassez de leitos de terapia intensiva, essa ocupação por crianças crônicas complexas rivaliza com novas admissões de pacientes agudos e instáveis 17,18. Essa situação traz à cena uma questão importante e delicada de acesso e equidade em saúde, em um sistema que tem como princípios a universalidade, a integralidade e a equidade.”


"O Grupo Dalben é reconhecido no mercado de saúde pela excelência no atendimento domiciliar de casos complexos pediátricos, atualmente 47% dos nossos pacientes pediátricos possuem perfil de internação domiciliar, essa excelência agora é estendida para Cuidados de Transição em nossa Clínica localizada na zona sul de São Paulo, onde possuímos 1 andar inteiro preparado para o cuidado dos pequenos com estrutura para cuidados semi-intensivos”



Saiba mais sobre o Hospital de Transição Althea Unidde Borges Lagoa clicando aqui.


fonte/artigo:

Recomendações para uma linha de cuidados para crianças e adolescentes com condições crônicas complexas de saúde (Martha Cristina Nunes Moreira, Lidianne Vianna Albernaz, Miriam Ribeiro Calheiros de Sá, Roberta Fernandes Correia, Roberta Falcão Tanabe)

http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00189516 (http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/293/recomendaes-para-uma-linha-de-cuidados-para-crianas-e-adolescentes-com-condies-crnicas-complexas-de-sade)

Posts em Destaque
Arquivo