Quais exercícios contribuem para a saúde respiratória do paciente idoso?

Nesse período de frio, as doenças respiratórias ficam mais evidentes onde as mais comuns como a Asma, Bronquite, Pneumonia, Alergias e a Dispneia tiram o bem estar e qualidade de vida do idoso.


Com esses problemas respiratórios mais comuns à saúde do idoso, separamos 4 exercícios indicados para fortalecer a região e prevenir ou tratar essas doenças.



1. Natação

De certa forma, a natação pode ser considerada um dos esportes mais completos, pois trabalha e fortalece praticamente o corpo inteiro com o mínimo de impacto. Por conta disso, a prática é indicada para todas as faixas etárias, incluindo os idosos.

A capacidade respiratória é trabalhada diretamente durante as aulas de natação. Aos poucos, a musculatura da região é fortalecida e a capacidade dos pulmões se expande, favorecendo aquelas pessoas que têm problemas na área e fazendo com que possam se prevenir.


2. Hidroterapia

A hidroterapia é um ramo da fisioterapia que utiliza as águas para a realização das atividades. Por esse motivo, é também conhecida como fisioterapia aquática. A resistência natural da água auxilia na execução dos exercícios (que, assim como os da natação, trazem benefícios para todo o organismo).

Pontos como a melhora da pressão arterial e da circulação sanguínea são fundamentais para auxiliar na respiração. Além disso, a própria musculatura é trabalhada diretamente durante as sessões, o que contribui para o aprimoramento da capacidade respiratória.


3. Caminhada

A caminhada traz inúmeros benefícios para os idosos. Ela pode contribuir para a saúde óssea e articular, para a manutenção de um peso saudável e, também, para a diminuição da solidão e do isolamento social — infelizmente bastante recorrentes durante essa etapa da vida.

No entanto, uma vantagem pouco mencionada é a melhora da capacidade respiratória dos idosos que caminham com frequência. Por se tratar de um exercício contínuo e de baixo impacto, fica muito mais fácil manter a regularidade em sua prática e melhorar, pouco a pouco, a qualidade da respiração.


4. Fisioterapia respiratória

A fisioterapia respiratória é, como o próprio nome já indica, um ramo fisioterápico que visa tratar e prevenir problemas das vias respiratórias dos seres humanos. Por isso, ela pode ser praticada por pessoas de todas as idades, desde que contem com o auxílio de um profissional qualificado.

O conjunto de técnicas utilizado pelo fisioterapeuta é extremamente personalizado, ou seja, o tratamento ocorre de acordo com as necessidades de cada paciente. Os procedimentos são indolores e devolvem a capacidade respiratória e a qualidade de vida aos que o praticam.


O acompanhamento de um profissional é essencial para garantir o sucesso dos procedimentos e garantir um envelhecimento saudável.


Nós da Dal Ben temos profissionais em fisioterapia focados em auxiliar o desenvolvimento físico e a pratica esportiva auxiliando cada vez mais a melhora de nossos pacientes em melhor autonomia física e qualidade de vida.


www.dalben.com.br | 11 4858.4710


Fonte: https://guardioesdevidas.com/31/08/2018/saude-do-idoso-4-exercicios-para-amenizar-problemas-respiratorios/


Posts em Destaque
Arquivo