Dia das Mulheres!

08.03.2019

 O dia 8 de março é celebrado em todo o mundo para reconhecer as conquistas sociais, políticas e culturais das mulheres.

 

O Dia Internacional da Mulher também é uma oportunidade de chamar atenção para a necessidade de acelerar os movimentos em direção à igualdade de direitos e de condições em relação aos homens.

 

O famoso incêndio

Outro marco importante para que a data fosse instituída aconteceu em 1911. As condições de trabalho nas fábricas eram terríveis. Os donos dos estabelecimentos escondiam os relógios e trancavam as portas para que os funcionários perdessem a noção de tempo e trabalhassem mais. E foi aí que aconteceu uma tragédia. Na Triangle Shitwaist Company, um incêndio no dia 25 de março começou durante o expediente que matou 146 pessoas, sendo 21 homens e 125 mulheres.

A comoção foi tamanha que no dia 5 de abril, 100 mil pessoas se reuniram no funeral coletivo das vítimas e exigiram justiça. Por isso muitos creditam este acontecimento como o precursor da data comemorativa do Dia da Mulher, ainda que ele não tenha ocorrido em 8 de março.

Tudo isso foi muito contundente para as viventes daqueles anos, mas a comemoração oficial neste dia que conhecemos hoje só veio a acontecer em 1975, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou como o Dia Internacional da Mulher. 

Desde então, todos os países reconhecem que nesta data celebramos as conquistas destas mulheres que lutaram bravamente no passado – mesmo que ainda haja muito para igualar as suas oportunidades às dos homens. O que importa é que a luta continua, dia após dia.

Parabéns Mulheres!!!

www.dalben.com.br I www.clinicaalthea.com.br

Share on Facebook
Please reload

Posts em Destaque

Veja como foi nosso curso de BLS!

November 8, 2019

1/2
Please reload

Arquivo
Please reload